Total de visualizações de página

Arquivo do blog

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Caculé é um Lápis na Mão de Deus

 

Temos o imenso prazer de divulgar aqui coisas do nosso Poeta/Griô.

Caculé é um Lápis na Mão de Deus
Carlos Alberto de Souza (Carlinhos White)


Caculé esboça ainda menina, brincando na corda bamba do tempo. Caculé das floradas dos jardins. Dos folguedos e das brincadeiras de amarelinha. Caculé de mocidade eterna. Caculé nasceu das caminhadas do negro escravo Manoel Caculé.Caculé das madrugadas e das tardes ensolaradas que apaixonaram nossos avós, pais filhos e todas as mulheres que sonham dias. Dos dias de certeza do agora. Do sorriso que acende na balança que pesa a coragem, o compromisso, a humildade que balança o berço e partilha o pão. Caculé das Marias, dos Josés, do Coração de Jesus e dos homens de fé. Caculé moça bonita, criança peralta. Caculé da procissão, do colegiado, do desfile de setembro, do amor do padroeiro Coração de Jesus, Caculé senhora de noventa e um anos, que parece menina de trança que canta na micareta, e dança no forró do Arraiá de Caculé. Caculé dos que vem de fora levantando sonhos na “Pedra da Sereia” e das pedras das lavadeiras, das calçadas, das altaneiras e da Igreja Matriz que aponta o céu. Caculé religiosa da Capela Nossa Senhora Aparecida. Caculé das donzelas do jeito de olhar das janelas. Caculé que não sai do salto. Caculé que movimenta o asfalto. Caculé do trabalho, do comércio, do progresso da parada do sucesso dos atores, poetas escritores e compositores, jogadores e dos que jogam flores para as I...Dálias, Rosas, Gardênias, Hortênsias, Magnólias, Violetas, e também de Berenice que disse: “Toma um banho Caculé, nesta chuva gostosa que joga no teu corpo sadio, veste tua saia rodada de gente baiana, esta saia verde horizonte e vem filosofar comigo. Hum! Como estás bonita de sapato novo!”. Caculé com prefeitos, preceitos e normas. Nossa cidade faz 91 anos e que os anos não desfaz. Ah! Caculé se não fosse cidade seria Felicidade.

5 comentários:

  1. oi vanderlei, querido. Após trigada por ter lido a descrição de sua cidade fiquei instigada a conhecê-la.Abraço forte e muito obrigad apor ter visitado o meu blog...espero sua visita mais vezes!

    ResponderExcluir
  2. Grande Carlos! Velho sábio poeta com suas palavras bem postadas cada vez mais em sintonia com o que tem de mais primoroso, sua gente. abraço amigo!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá amor, parabéns pelo blog e parabéns também ao nosso grande poeta Carlinhos, que com suas belas palavras faz a nossa cidade ainda mais linda. bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi amor, sou eu!!!!! sua esposa!!!! bjs

    ResponderExcluir
  5. Obrigado amigo, você é e será sempre o companheiro das grandes inspirações e das
    imaginárias viagens...
    Obrigado por tudo,
    Abraços,
    Carraberto!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir